Rastreabilidade

Usina Hidrelétrica de Jirau

Desafio

Reduzir o prazo para localização e separação dos materiais estocados, garantindo o cumprimento do cronograma da obra.

Solução

Fizemos a integração do cronograma de montagem e a gestão dos materiais, incluindo o apontamento eletrônico das atividades realizadas nas áreas de armazenagem. O sucesso desse novo processo permitiu ampla visibilidade aos gestores das equipes para antecipar desvios e tomar ações que garantiram o atendimento dos prazos da obra.


Contexto do projeto

Localizada na região amazônica, a Usina Hidrelétrica de Jirau é a 4ª maior do Brasil e conta com 50 turbinas. A grandiosidade do empreendimento, concluído no ano de 2016, foi proporcional à complexidade de sua construção.
 
Entre os desafios enfrentados pelos gestores deste gigantesco projeto, sem dúvida podemos destacar as operações logísticas envolvidas para viabilizar a cadeia de suprimentos necessários.
 
E, nesse cenário, a gestão dos milhares de componentes das turbinas e seus sistemas auxiliares exigiu um cuidado especial dos seus gestores para evitar atrasos no cronograma causados pela falta de materiais nas frentes de trabalho.
 
 
Considerando que tais componentes estavam armazenados em galpões e pátios espalhados por uma área de mais de 470.000 m2 de almoxarifado, esse desafio se tornou ainda maior.
 
Como saber a localização de um componente? Ele já foi solicitado, localizado ou entregue?
 
A SINT atuou em conjunto com a Energia Sustentável do Brasil para lidar com esse desafio na construção deste importante empreendimento.
 

Nossa solução

Após um intenso trabalho consultivo para entendimento das necessidades das equipes envolvidas na gestão dos materiais e componentes da obra, implementamos uma solução completa que envolvia:

  • Integração das atividades do cronograma com os respectivos materiais necessários para a sua execução
  • Automatização das requisições de materiais ao almoxarifado da obra
  • Apontamento eletrônico da localização, separação e entrega dos materiais diretamente do campo
  • Rotina de reuniões para alinhamento do status e tomada de ações sobre eventuais desvios, suportadas por relatórios gerenciais sempre atualizados

Tudo isso através do fornecimento dos sistemas, equipamentos, equipes consultivas e técnicas necessários ao sucesso da implementação dessa solução.

     

 

Resultados obtidos

Do ponto de vista quantitativo, o projeto foi um aspecto chave para reduzir em 92% os dias não trabalhados por conta de falta de materiais nas frentes de obras, o que por si só significa um ROI de mais de 350% do projeto.

Já no aspecto qualitativo, o projeto eliminou o stress operacional entre as equipes dos diversos fornecedores envolvidos no processo: eliminando a falta de visibilidade e previsibilidade da requisição e expedição dos materiais, os times passaram a trabalhar em conjunto na prevenção e correção de problemas.

Nesse sentido, a quantidade de pessoas envolvidas nas operações de requisição e expedição dos materiais puderam ser reduzidas e os gestores 'ganharam tempo' em seus dias para aprimorarem o planejamento e acompanhamento das atividades da obra.

O que fez a diferença para o sucesso deste projeto

Além dos aspectos técnicos envolvidos, foi fundamental a capacidade da SINT em ENTENDER AS NECESSIDADES das diversas equipes envolvidas no processo e PROPOR SOLUÇÕES adequadas para a realidade encontrada.

Muitas vezes a solução não estava somente em registrar e publicar as informações do processo, mas principalmente em analisá-las em conjunto com as equipes e conduzir o diálogo de maneira que as barreiras e desafios identificados fossem ultrapassados rapidamente e em consenso.

A SINT enxerga o uso da tecnologia como um 'meio', não como um 'fim' de seus projetos.
É dessa forma que a TECNOLOGIA passa a ser ESTRATÉGICA.
 

Compartilhe esta página

Tem um desafio para nós?

Teremos um imenso prazer de entender as suas necessidades estratégicas e buscar formas de solucioná-las através do uso de tecnologia! Não deixe de entrar em contato conosco para nos contar os seus desafios: